segunda-feira, 4 de julho de 2011

COPA AMÉRICA


La Nación vê semelhanças entre
fiascos de Brasil e Argentina na estreia

O jornal argentino La Nación destacou nesta segunda-feira (4) cinco semelhanças entre os fiascos de Brasil e Argentina em suas estreias na Copa América. As duas equipes empataram com as equipes de menor tradição do continente: os donos da casa ficaram no 1 a 1 com a Bolívia, enquanto o time de Mano Menezes não saiu do zero diante da Venezuela.
Para o jornal, além da falta de tradição dos rivais, as duas equipes sofreram com a falta de inspiração de seus maiores astros, Neymar e Messi; foram vaiadas por suas torcidas; não mostraram nenhuma criatividade para sair da retranca do rival; e o fato de que maus resultados na Copa América podem ser fatais para os técnicos Mano Menezes e Sergio Batista.
FONTE:R7.COM
No Olé, o principal jornal esportivo do país-sede da Copa América, a derrota foi tratada com a tradicional ironia, com o título “Borrachos de bronca”, que pode ser traduzido como “Briga de bêbados”, ou seja, uma daquelas brigas em que nada acontece porque nenhum dos adversários tem condições de brigar. Na capa, o jornal usou a frase “Vinotinto para todos”, citando o apelido da seleção venezuelana, por causa da cor de sua camisa.
O jornal uruguaio El País foi um pouco mais complacente em seu título: “Ao Brasil sobra jogo e falta gol”, destacando que o time do “genial Ganso” cuidou bem da bola, mas não soube finalizar.
O jornal venezuelano Lider, o principal do país sobre esportes, destacou a postura da sua seleção: “Ponto de macho” foi a manchete, com destaque para a declaração do meia Arango, principal jogador da equipe, de que a Venezuela pode vencer qualquer um na Copa América.
“Apagados”
Na Europa, a fraca atuação também foi cornetada. No jornal espanhol Marca, que colocou Neymar em destaque durante toda a semana passada, por causa de sua possível transferência para o Real Madrid, a chamada para o jogo foi “Brasil tampouco convence”, com destaque não apenas para o empate, mas para as dificuldades que a equipe teve para furar o bloqueio venezuelano, mesmo depois de um começo “asfixiante”.
O As, também espanhol, usou o título “Dois Brasis e nenhum Neymar”, dizendo que a equipe brasileira foi “muito contemplativa e pouco efetiva”, enquanto a italiana La Gazzetta dello Sport registrou que o Brasil foi “bloqueado” pela defesa da Venezuela, com o atacante Alexandre Pato pouco efetivo em meio à retranca rival.
No inglês Guardian, o destaque foi para a dificuldade de Brasil e Argentina para superar as retrancas dos rivais. No site da BBC, o blogueiro Tim Vickery, que mora no Brasil e é especialista em futebol sul-americano, diz que o time de Mano “começou o jogo como um trem-bala, mas parece ter descarrilado no intervalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário